Em seu livro Nos Bastidores da Disney, Tom Connellan consegue, através da ficção, apresentar as melhores práticas, ideias que podem ser empregadas por empresas de diferentes ramos de negócio, a fim de aprimorar sua qualidade de atendimento, fazendo com que os clientes saiam satisfeitos. Para tanto, cinco pessoas de diferentes áreas, desde empresa de software, até banco e empresa de produtos de saúde, passando por uma empresa fornecedora de energia e uma fábrica de peças para a indústria automotiva, se reúnem em uma visita à Disney, como o objetivo de compreender a rotina de trabalho, a qualidade do atendimento, enfim, tudo o que estava relacionado ao sucesso do mais famoso representante da indústria do entretenimento. Contando com a ajuda de um guia, eles percorrem todo o parque, observando ações e aprendendo lições que eram dadas a eles.
As sete lições que estes visitantes especiais tiveram a
oportunidade de aprender foram:
- não importa de que ramo é sua empresa, não considere como
concorrentes apenas as que trabalham com o mesmo foco que a sua empresa. Apesar
de estarem disponibilizando produtos diferentes, as empresas são comparadas de
diversas formas, como no atendimento telefônico, a agilidade com que são
atendidos os pedidos, entre outras atitudes que acabam por elevar o nível de
exigência dos consumidores;
- procurar investir nos detalhes, que apesar de algumas
vezes não ser notado por alguns clientes, por outro lado faz com que a cada
novo contato do cliente com a empresa haja a possibilidade do mesmo conhecer
novidades que não havia percebido antes;
- os colaboradores devem mostrar entusiasmo, estar sempre
como uma boa disposição, bom humor, pois isso acaba por influenciar o ambiente
onde os clientes estão;
- dar atenção aos detalhes, mesmo quando eles não estão
visíveis ao público em geral, porque eles também servem para manter a equipe
motivada;
- procurar sempre o feedback das ações da empresa, do
atendimento, buscando sempre diferentes formas de coletar essas informações
para garantir que sempre seja tomada a melhor atitude;
- fazer com que os responsáveis pelos resultados sejam
recompensados, não só financeiramente, como também os fatos que contribuíram
para a solução de algum problema sejam levados ao conhecimento de todos,
ressaltando a atitude do colaborador, auxiliando assim, para aumentar a
auto-estime e disposição do mesmo;
- todos são importantes para a organização, desde aquele que
faz a limpeza até aquele que toma as decisões estratégicas dentro da empresa,
pois todas essas atividades são importantes dentro da organização.
Depois de elencadas cada uma dessas lições chega a hora de
procurar uma aplicação delas dentro da empresa, procurando melhorar o
relacionamento da mesma com o cliente.
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