sexta-feira, 15 de junho de 2012

Querido Diário Otário, As Piores Coisas da Vida Também são de Graça - Jim Benton

   O livro Querido Diário Otário, As Piores Coisas da Vida Também são de Graça, do autor americano Jim Benton trás o dia-a-dia de Jamie Kelly, uma garota adolescente que descreve suas aventuras nos últimos dias de aula e sua meta para as férias: reunir, juntamente com suas amigas, uma certa quantia de dinheiro para que seus tios as levassem junto em uma visita a um parque de diversões. De forma bem-humorada e engraçada, a garota descreve todas as inusitadas formas inventadas por elas para conseguir atingir seu objetivo: vender limonada na rua (a um preço absurdo e ainda quando ocorre a única oportunidade de venda descobrem que já tomaram toda a limonada e não sobrou nada para o freguês), levar crianças para passear amarradas em uma cordinha, fazer leilão online das coisas que não precisam mais  e, fazer coisas que, apesar de não serem ilegais, são consideradas imorais, como o fato de sua amiga ter tirado uma foto dela e de outra amiga e colocado uma como antes e outra como depois de um tratamento feito a base de limonada (pretexto pra vender o líquido), além de trabalhar como babás (e chegar no final do dia e a mãe da criança descobrir que o filho estava com certa de doze fraldas, uma sob a outra, porque ao invés de trocar elas haviam só colocado mais uma por cima). Um livro fácil de ler e que proporciona boas risadas ao nos contar divertidas histórias que ocorrem com uma garota.

terça-feira, 12 de junho de 2012

O Xangô de Baker Street - Jô Soares


   O detetive Sherlock Holmes, juntamente com seu fiel escudeiro Dr. Watson, criação de Sir Arthur Conan Doyle,  estão novamente envolvidos em misteriosos assassinatos mas desta vez, a história é de autoria de outro escritor: Jô Soares que, de forma bem-humorada, descreve o que seriam os acontecimentos de estranhos crimes acontecidos não na Inglaterra, terra em que o famoso detetive mora, mas sim o Brasil na época de Dom Pedro II. Em uma história regada a dendê e outras comidas típicas brasileiras, além de amores despertados por uma mulata muito “formosa”, Holmes tenta desvendar os mistérios que envolvem a morte de algumas jovens que são assassinadas brutalmente, tendo suas orelhas decepadas e uma corda de violino deixada ao lado do corpo. Com a ajuda do delegado Mello Pimenta e outras figuras envolvidas com o imperador, além da belíssima atriz Sarah Bernhardt e outros personagens como Olavo Bilac e Chiquinha Gonzaga. Apesar dos esforços conjuntos da polícia e do detetive, os crimes não são descobertos por eles, mas o leitor é colocado a par de outros eventos que não são do conhecimento dos investigadores e, dessa forma, tem conhecimento de quem é o assassino. Em uma narrativa inteligente e empolgante, Jô Soares consegue, mesmo em uma narrativa de assassinatos cometidos por um serial killer (sendo que, de acordo com o livro, a expressão utilizada para designar assassinos em série tenha se originado no Brasil com esse caso) apresentar uma linguagem leve e bem-humorada deixando o leitor no suspense até as últimas páginas.

sábado, 9 de junho de 2012

Tempo de Esperas - Pe. Fábio de Melo

   O livro de autoria do Pe. Fábio Rogério de Melo relata as correspondências trocadas entre o jovem universitário Alfredo angustiado por ter perdido o amor de sua vida (Clara) com um filósofo (Abner) que desistiu de todas as glórias acumuladas em vários anos como professor acadêmico. Agora, Alfredo procura compreender o que levou sua querida Clara a abandoná-lo por um vendedor de flores e, para entender o sentimento da jovem ele vai em busca dos ensinamentos que o mestre Abner pode lhe oferecer. Através das cartas trocadas entre os dois filósofos, Alfredo começa a compreender que o sucesso acadêmico, a inteligência demonstrada por ele em todas as conversas com sua amada podem não ser suficientes para garantir o amor e despertar a admiração de uma pessoa. Sob a orientação de Abner, Alfredo começa a desenvolver um lado mais humano, onde é capaz de dedicar as coisas simples da vida, como por exemplo, a um canteiro de flores. Descobre que é possível deixar de lado todas suas preocupações e angústias e se dedicar somente ao projeto de criar seu jardim, sem questionar a sabedoria das flores, somente aproveitando a beleza que delas advém. O crescimento do jovem trás orgulho ao mestre que, ao final de todo esse processo, acaba por revelar que fora ele, na verdade, quem causara toda essa dor ao jovem ao espalhar a notícia de que a jovem fugira com um florista. Sua intenção era a mais pura: por ser pai de Clara, Abner queria ter a oportunidade de conhecer o jovem que conquistara o coração de sua filha mas que, de acordo com ela, talvez não fosse a pessoa com a qual ela iria escolher para compartilhar sua vida. Decidido a fazer o seu melhor para juntar o jovem casal, o professor decide dar uma ajuda ao destino ao provocar a troca de correspondências entre ele e o jovem, preparando-o para receber a jovem que lhe esperava.