segunda-feira, 18 de julho de 2011

1808 - Laurentino Gomes

   O livro 1808, escrito por Laurentino Gomes retrata de forma clara os principais acontecimentos envolvendo a família real portuguesa, desde os acontecimentos que antecederam a saída da mesma de Lisboa para o Brasil, assim como os principais episódios que envolveram a mesma no país na qual a corte portuguesa ficou por mais de 13 anos em sua colônia, mudando assim a história de Portugal, que se viu desamparado pelo seu soberano, e também do Brasil, que passou por profundas mudanças no período em que o governo aqui esteve instalado, deixando de ser apenas um mero fornecedor de matéria-prima para seu país colonizador, passando a ter mais autonomia no comércio com outros povos, principalmente com a Inglaterra, principal aliada do príncipe D. João VI e responsável pela fuga do príncipe juntamente com toda a corte no período em que Napoleão Bonaparte ameaçava invadir Portugal.

   O livro procura também trazer a imagem de D. João VI e sua corte de forma mais próxima a realidade ao apresentar seus defeitos, como a insegurança, a sua dependência de que súditos tomassem decisões por ele, a falta de higiene pessoal (hábito também apresentado pela corte), suas intrigas com sua esposa Carlota Joaquina, além de retratar o Brasil daquela época citando pessoas que estiveram no Brasil nesse período e documentaram suas experiências e sua impressão do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel - Livro #1 - J. R. R. Tolkien

Um poder maligno está tentando retornar para seus momentos de glória, Sauron, senhor da terra de Mordor. Em seus tempos de glória a a...