sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O Pesadelo – Lars Kepler

   
   Lars Kepler nos proporciona mais uma história envolvente, cercada de mistérios e investigações consideradas quase impossíveis de serem feitas, mas que são conduzidas brilhantemente pelo detetive sueco Jonna Linna. Às voltas de alguns casos misteriosos, como o aparente suicídio de um membro de uma organização, responsável pela aprovação do envio de armas para o exterior, a morte aparentemente acidental de um jovem em um galpão, quando o galpão pega fogo, e o desaparecimento de uma famosa ativista que está de saída para um cruzeiro com seu namorado e é perseguida e quase assassinada. O que tudo isso pode significar? O que a foto, motivo pela qual a ativista e seu namorado foram perseguidos (e a irmã dela foi morta) pode revelar? Qual é o motivo de ter um assassino profissional perseguindo as pessoas que possuíam essa fotografia? E que poderes tem um comerciante de armas que faz com que todos ao seu redor façam o que ele quer? Somente o detetive Jonna para conseguir conectar os pontos obscuros e conseguir seguir suas investigações tendo por base uma foto em que determinados músicos estavam com suas mãos em uma certa formação, podendo identificar a música, o local e o que a foto significava? 


domingo, 12 de outubro de 2014

O Hipnotista - Lars Kepler


   O livro O Hipnotista de Lars Kepler, pseudônimo do casal sueco Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril, trás o sangrento assassinato de uma família nos arredores de Estocolmo. A crueldade e a sequência de acontecimentos intrigam a polícia sueca e, somente o detetive Jonna Linna tem a chance de compreender o que aconteceu e quem foi o culpado dos assassinatos. A única pessoa sobrevivente ao massacre foi o filho adolescente, que foi encontrado gravemente ferido e corre risco de vida. 
   
   Apesar de ser contra a recomendação médica, Jonna precisa saber o que o garoto sabe e, para isso, não hesita em lançar mão de todos os recursos: convence ao Dr. Erik Maria Bark a realizar uma seção de hipnose. Entretanto, o que deveria vir como uma revelação para achar o culpado pelo acontecimento e impedir que a irmã mais velha do rapaz sofra o mesmo destino, o detetive acaba se deparando com uma confissão do rapaz (sob o efeito da hipnose), de que ele é o culpado pelos assassinatos. O rapaz consegue escapar, assassinando as pessoas que estão em seu caminho, com o único objetivo de encontrar a irmã, por quem sente desejo sexual. Para o jovem, Erik é culpado por ter separado os dois, e ele pretende se vigar do que aconteceu. O filho de Erik é sequestrado e, ao que tudo indica, o culpado é o jovem rapaz fugitivo da polícia.  

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Os Escrúpulos de Maigret – Georges Simenon



   Durante um período de calmaria, onde não apareciam muitas investigações para serem feitas, o comissário Maigret é procurado por um homem que lhe apresenta um caso inusitado: ele acredita que sua mulher está tentando envenená-lo e vem até Maigret não para fazer alguma denúncia e tentar prendê-la, pois não tem provas, mas para deixar o comissário a par da situação e que, segundo ele, se acontecesse alguma coisa com ele, para que o comissário pudesse prender a pessoa responsável.

   O nome desse visitante inesperado: Xavier, que trabalha em uma loja de brinquedos, vendendo trens elétricos. Além da profissão bastante incomum, Xavier descreve a Maigret outro fato que o deixa curioso: sua esposa é dona de um boutique de grife e vive uma realidade bem diferente daquela a que Xavier está acostumado. Durante a visita, Maigret é chamado para um assunto urgente e, ao retornar a sala para continuar a conversa com Xavier, descobre que o mesmo deixou o local sem dar uma explicação plausível.

   Apesar de não encontrar indícios que o levam a provar que realmente alguma coisa errata está acontecendo e que Xavier ou sua esposa possa estar tentando matar um ao outro, Maigret tem a intuição de que deve investigá-los e tentar entender o que pode estar acontecendo.

   Com a ajuda de alguns colegas, ele consegue descobrir outros personagens curiosos que se somam à história: a cunhada de Xavier, viúva, que mora na mesma casa que o cunhado e a irmã, além do sócio da boutique, que parece ter algum sentimento pela esposa de Xavier.

   Após ser procurado novamente tanto pela esposa, quanto por Xavier, Maigret decide que é hora de fazer um teste para verificar a sanidade de Xavier. Entretanto, na noite anterior ao dia em que Xavier deveria fazer o teste, uma tragédia acontece na casa: Xavier é encontrado morto e sua esposa também sofreu intoxicação. Cabe então ao comissário desvendar o mistério: quem é o verdadeiro culpado do crime?